Salomão, Kaiuca & Abrahão

STF recebe visita do presidente do Paraguai, Horacio Cartes
Supremo Tribunal Federal
 
 
01/10/2013

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, recebeu nesta segunda-feira (30), no Tribunal, o presidente da República do Paraguai, Horacio Cartes. Empossado no cargo no dia 15 de agosto deste ano, Cartes está em sua primeira visita de Estado ao Brasil.

No encontro, o vice-presidente do STF manifestou a expectativa de que a visita ao Tribunal abra um momento de aproximação e colaboração entre a magistratura paraguaia e a  brasileira. “A língua do comércio é a língua do direito, e, portanto, o intercâmbio de profissionais, de operadores do direito, sejam da magistratura, da parte dos advogados ou do Ministério Público, será muito bem-vindo, e colaborará para ampliar e aprofundar o diálogo”, afirmou o ministro Lewandowski.

O vice-presidente do STF destacou ainda que o Brasil pode ter algo a contribuir, mas também tem muito a aprender com o Paraguai, onde se registram boas experiências com o uso da mediação. “O país está muito adiantado na mediação, na solução de conflitos que não se faz exclusivamente pela via judicial, sobretudo no mundo dos negócios. Mediação, conciliação e arbitragem são métodos alternativos de solução de controvérsias que também queremos desenvolver mais intensamente para desafogar o nosso Judiciário”, afirmou.

O presidente Horácio Cartes destacou a importância de estreitamento dos laços com o Brasil, tendo em vista a história e as perspectivas de atuação conjunta dos dois países. “O Brasil não é um país a mais, Brasil e Paraguai têm uma longa história. Souberam converter grandes dificuldades em obras extraordinárias, como a construção da maior barragem do mundo”, afirmou Cartes.

FT/AD
 

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=249621

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail