Salomão, Kaiuca & Abrahão

Programa Direito Sem Fronteiras fala sobre a Primavera Árabe em sua estreia
Supremo Tribunal Federal
 
 
07/08/2012

A partir desta semana, o debate sobre temas de repercussão internacional tem espaço exclusivo na TV Justiça: o programa Direito Sem Fronteiras. Em sua primeira exibição, o assunto é a Primavera Árabe, movimento popular de países do Oriente Médio e do norte da África que destitui ditadores e transforma a geopolítica da região. Participam do debate o professor de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Viola, e o vice-presidente da Sociedade Palestina para Todos, Faraj Hassan Ali.

Sobre o processo de democratização de países como Egito, Líbia e Síria, o professor Eduardo Viola alerta: “como o nível de educação nas sociedades árabes é baixo, isso dificulta o ritmo da democratização”. Já Faraj Hassan comenta o uso da internet como ferramenta para a mobilização da sociedade - uma situação que surpreendeu o mundo, já que os governos desses países sempre impuseram censura no acesso à rede.

O resultado foi a grande participação de mulheres e jovens nos protestos. “Os jovens tiveram papel fundamental exatamente porque sua perspectiva de futuro estava acabada. Não havia uma perspectiva melhor para eles”, esclarece Faraj.

O programa Direito Sem Fronteiras trata ainda das atuações das forças internacionais como ONU e Otan nesses conflitos e da influência das grandes potências ocidentais na manutenção e derrubada de regimes ditatoriais no Oriente Médio. O programa estreia nesta segunda-feira, às 20h. Horários alternativos: terça, 10h30; quarta, 9h30; quinta, 13h30; sexta, 19h; sábado, 11h30; domingo, 21h30.

Fonte: TV Justiça

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=214094

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail