Salomão, Kaiuca & Abrahão

Programa Artigo 5º homenageia o Dia da Justiça
Supremo Tribunal Federal
 
 
05/12/2013

A Constituição Federal determina que a lei não pode excluir da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Diz ainda que ninguém pode ser privado de sua liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal, e assegura aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, o direito ao contraditório e à ampla defesa. O programa Artigo 5º desta semana explica como a Justiça auxilia o cidadão a exercer seus direitos.

Em comemoração ao Dia da Justiça, celebrado no dia 8 de dezembro, o programa faz uma análise dos avanços do Poder Judiciário, além das formas de acesso a ele. Os entrevistados são Kelly Araújo, diretora do Departamento de Políticas Judiciárias da Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, e o advogado Wagner Rossi Rodrigues, da Comissão de Assuntos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Distrito Federal (OAB-DF).

Kelly Araújo explica que a reforma do Judiciário promoveu grandes conquistas, e que o desafio agora é aumentar o acesso à Justiça. “A Secretaria de Reforma do Judiciário está trabalhando muito para isto, a partir de três objetivos estratégicos: fortalecimento do acesso ao Judiciário, modernização da Justiça e incentivo à redução de litígios”, explica.

Wagner Rodrigues alerta que a lei garante formas de acesso ao Judiciário, mas cada cidadão tem que fazer a sua parte. “O acesso à Justiça não é garantido simplesmente com tribunais, assistência gratuita judiciária e nem advogados dativos. É preciso que as pessoas tenham conhecimento dos direitos que elas têm”, salienta.

Exibições:
Inédito: 4/12, às 21h.
Reapresentações: 5/12, às 12h30; 6/12, às 10h; 7/12, às 9h30; 8/12, às 7h; e 9/12, às 12h30.

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=255202

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail