Salomão, Kaiuca & Abrahão

Documentário conta trajetória de uma década da TV Justiça
Supremo Tribunal Federal
 
 
11/08/2012

Amanhã (11), dia em que a TV Justiça completa 10 anos de existência, será exibido um documentário em comemoração ao aniversário da emissora. O programa vai ao ar às 20h e mostra a criação, desafios, evolução e objetivos da TV com a participação de jornalistas, professores de Direito, ministros do Supremo Tribunal Federal e telespectadores de várias partes do país.

A primeira emissora pública do mundo a transmitir uma programação exclusivamente voltada ao Judiciário entrou no ar em 11 de agosto de 2002. A TV Justiça estreou com 18 horas de programação diária, na qual havia telejornal, boletins jornalísticos, transmissão de julgamentos, programas didáticos, de debates e de entrevistas. Atualmente, com 24h de programação diária, a emissora tornou-se uma importante ferramenta para fortalecer a democracia e ampliar a transparência do Judiciário.

Os programas são produzidos no STF e por dezenas de parceiros. Material jornalístico com reportagens e campanhas educativas chegam de todas as regiões do Brasil. As sessões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), transmitidas ao vivo, e as principais decisões do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) são exibidas em programas enviados pelas próprias instituições.

Pela TV Justiça, os brasileiros puderam acompanhar, ao longo desses 10 anos, ao vivo, julgamentos históricos realizados pelo plenário do STF, como o de políticas de cotas raciais, pesquisas com células embrionárias, a constitucionalidade da demarcação contínua da reserva indígena Raposa Serra do Sol, entre tantos outros temas relevantes para a sociedade brasileira.

No documentário, diversos profissionais da emissora contam um pouco da história dessa década de trabalhos sobre a Justiça brasileira tendo como destinatário o cidadão, a fim de que a população pudesse conhecer a Justiça com transparência, entender melhor o seu funcionamento e saber como acioná-la.

As reprises são domingo, às 21h30; segunda-feira, às 22h30; terça-feira, às 18h; quarta-feira, no intervalo da Sessão Plenária do STF; quinta-feira, às 10h30; sexta-feira, às 10h.

EC/EH

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=214727

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail