Salomão, Kaiuca & Abrahão

Programa Artigo 5º fala sobre liberdade de imprensa
Supremo Tribunal Federal
 
 
01/05/2014

Dados das Nações Unidas mostram que um jornalista é assassinado a cada semana no mundo. A Constituição Federal assegura a livre manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, e garante a todos o acesso à informação. Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o programa Artigo 5º fala sobre o exercício dessa profissão.

A liberdade de imprensa é debatida com o advogado Tarciso Dal Maso, presidente do Grupo de Trabalho “Violência contra Comunicadores”, que acredita que, de modo geral, existe liberdade de imprensa no Brasil. Segundo ele, do ponto de vista jurídico e político, não há uma organização do Estado brasileiro contra a liberdade de expressão e de imprensa. O que há, na sua avaliação, é uma série de obstáculos ao exercício efetivo da profissão, entre eles a falta de condições de trabalho. Um levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República mostra que mais de 320 profissionais de imprensa sofreram alguma forma de agressão entre 2009 a 2014.

O jornalista e sociólogo Venício Lima, que também participa do programa, diz que, além da ameaça direta, o comunicador muitas vezes sofre pressão para não divulgar certas informações. Ele explica que, em casos assim, é preciso cuidado redobrado para garanta sua integridade física, sem prejuízo da obrigação profissional do compromisso com a verdade.

Exibições:

Inédito: 30/4, às 21 horas.

Reapresentações: 1/5, às 12h30; 2/5, às 10h; 3/5, às 7h30; 4/5, às 7h; 5/5, às 12h30; e 6/5, às 11h.

(Fonte: TV Justiça)

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=265820

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail