Salomão, Kaiuca & Abrahão

Presidente do STF apresenta propostas de ação em encontro da Comissão de Veneza
Supremo Tribunal Federal
 
 
06/05/2014

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, apresentou propostas de ação "de longo e médio prazo" para a Subcomissão para a América Latina que integra a Comissão de Veneza. Segundo o ministro, várias atividades podem ser desenvolvidas “em um horizonte mais imediato” no ano de 2015 pela subcomissão, reunida na cidade de Ouro Preto (MG).

O presidente do Supremo sugeriu como tópicos para esse trabalho os seguintes temas: o controle de constitucionalidade por omissão; a independência do Ministério Público; a autonomia orçamentária do Poder Judiciário; as eleições eletrônicas; e julgar com perspectivas de gênero. “Essas são apenas sugestões e outros tópicos sugeridos pelos membros da Comissão serão muito bem-vindos”, ressalta o ministro Joaquim Barbosa.

Ele propôs ainda que a Subcomissão para a América Latina da Comissão de Veneza “promova estudos sobre reformas constitucionais em andamento na América Latina”. Para tanto, sugeriu a criação de grupos de trabalho ou de uma rede de especialistas que “auxiliem a Comissão quanto aos desenvolvimentos mais recentes no âmbito constitucional na América Latina”.

Segundo o presidente do Supremo, “em uma perspectiva de longo prazo”, o objetivo da subcomissão é estabelecer um órgão permanente e independente para a América Latina, uma “instituição-irmã” da Comissão de Veneza. Ele frisa que, enquanto a submissão trabalha para que esse objetivo seja alcançado, seus membros continuarão a atuar em conjunto com os demais integrantes da Comissão de Veneza “na elaboração de um plano de trabalho para o fortalecimento de seu papel de fórum consultivo e de plataforma de diálogo para a região”.

Leia a íntegra das propostas.

Crédito da foto: Caco Rezende

Leia mais:

05/05/14 - Presidente do STF abre encontro da Comissão de Veneza em Ouro Preto (MG)
 

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=266093

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail