Salomão, Kaiuca & Abrahão

STF rejeita denúncia de fraude contra deputado federal Carlos Melles
Supremo Tribunal Federal
 
 
09/05/2014

Por falta de provas, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra o deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) e outros. A acusação era de fraude na obtenção de um financiamento no valor de R$ 313,3 mil junto ao Banco do Brasil para a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso Ltda. e para a Cooperativa dos Cafeicultores de Guapé (MG).

Em sua manifestação durante o julgamento do Inquérito (INQ) 3507, o procurador-geral da República frisou que o órgão acusador acabou não conseguindo demonstrar a efetiva participação do parlamentar nos fatos apontados na denúncia, tipificados no artigo 20 da Lei 7.492/1986, que dispõe sobre crimes contra o sistema financeiro nacional. De acordo com o procurador, o fato de o deputado ter feito parte da diretoria da cooperativa e sua alegada influência política em Brasília, desprovidos de outros elementos idôneos de prova, forçam o Ministério Público a pedir a rejeição da denúncia e a baixa dos autos para a 9ª Vara Criminal Federal de Minas Gerais, para prosseguimento do inquérito contra os demais acusados que não possuem prerrogativa de foro no STF.

O relator do caso, ministro Gilmar Mendes, acolheu a proposta do procurador, votando pela rejeição da denúncia e baixa dos autos, e foi seguido pelos demais ministros.

MB/AD

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=266325

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail