Salomão, Kaiuca & Abrahão

Ministra Cármen Lúcia ocupará Vice-Presidência do STF
Supremo Tribunal Federal
 
 
14/08/2014

Empossada no Supremo Tribunal Federal (STF) em 21 de junho de 2006, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Nelson Jobim, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha foi eleita, na sessão plenária desta quarta-feira (13), vice-presidente da Corte.

Nascida em 14 de abril de 1954 em Montes Claros (MG), Cármen Lúcia formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 1977. Cinco anos depois, tornou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em seguida, doutorou-se em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Especializou-se em Direito de Empresa pela Fundação Dom Cabral.

Antes de chegar ao STF, Cármen Lúcia foi procuradora do Estado de Minas Gerais. A ministra também foi professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, membro da Comissão de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Reforma Constitucional da Seccional Mineira da OAB e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). No biênio 2012/2013, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral.

Entre as obras publicadas, é autora dos livros “O Princípio Constitucional da Igualdade”, “Constituição e Constitucionalidade”, “Princípios Constitucionais da Administração Pública”, “Estudo sobre Concessão e Permissão do Serviço Público no Brasil”, “República e Federação no Brasil”, e “Princípios constitucionais dos servidores públicos”.

AR/EH
 

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=272822

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail