Salomão, Kaiuca & Abrahão

Ministro Marco Aurélio ressalta perfil seguro e cordial do novo presidente
Supremo Tribunal Federal
 
 
11/09/2014

O ministro Marco Aurélio Mello fez, em nome da Corte, a saudação ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinalando a importância institucional da Corte e o perfil de seu novo dirigente – que, destacou, “possui os atributos necessários: responsabilidade institucional, independência, sentido de liderança, dinamismo, estima, segurança e, sobretudo, sensibilidade de compreender as diferentes personalidades que o cercam”.

O ministro lembrou a importância institucional do STF no atual momento. “As matérias enfrentadas e as decisões proferidas repercutem não apenas na dinâmica dos Poderes e das instituições republicanas, mas alcançam o modo de vida dos brasileiros”, afirmou. “Ao Supremo incumbe a chefia do Judiciário nacional, mas esse comando surge em regime essencialmente democrático, no qual o diálogo construtivo entre todos os membros deve imperar, sob pena de dar-se exemplo negativo de intolerância e autoritarismo”.

O caráter plural da Corte e a importância do diálogo e do debate para o aperfeiçoamento da República e do Estado Democrático de Direito também foram destacados no pronunciamento do ministro Marco Aurélio – bem como o papel do presidente para esse propósito. “O modo como o presidente se relaciona com os demais ministros tem impacto na atuação do Tribunal, pauta a dinâmica dos trabalhos, influencia a qualidade das deliberações”, assinalou. Nesse aspecto, o ministro Lewandowski tem, segundo o ministro Marco Aurélio, “o ponto ótimo entre a cordialidade no trato pessoal e a assertividade da autoridade que representa”, e “oferece tranquilidade e segurança para que possamos, coesos e iguais em propósito, zelar pela boa aplicação da Carta da República”.

O discurso ressaltou também o “espírito de organização e liderança” do novo presidente, que obteve certificação de qualidade de gestão em seu gabinete, “o que, certamente, será de enorme valia para a implementação de projetos relevantes a alcançarem todo o Judiciário”. Como magistrado, assinalou que, “mesmo nos momentos mais delicados, comportou-se com a altivez e a independência dos grandes juízes”, e que sua coragem, autonomia e apego à observância irrestrita das normas jurídicas fazem dele “exemplo a ser seguido”.

- Leia a íntegra do discurso do ministro Marco Aurélio.

CF/EH

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=274814

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail