Salomão, Kaiuca & Abrahão

Concedida liminar a empresário convocado por CPMI
Supremo Tribunal Federal
 
 
28/08/2012

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, deferiu pedido de liminar em Habeas Corpus (HC 114929) impetrado pelo empresário Adir Assad, dono das empresas JSM Terraplanagem Ltda. e SP Terraplanagem Ltda., garantindo-lhe, entre outros, o direito de permanecer calado em depoimento convocado para esta terça-feira (28), às 10h15, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Operações Vegas e Monte Carlo.

“Na análise que se faz possível nesta fase processual, entendo estarem presentes os requisitos para a concessão da liminar”, afirma o ministro em sua decisão. Segundo ele, apesar de Assad ter sido convocado para depor como testemunha, os requerimentos parlamentares que sustentam a convocação do empresário atribuem a ele a prática de atos que, em tese, configuram ilícitos penais.

“Tal circunstância deixa ainda mais evidente que a condição do (empresário) perante a CPMI não é de simples testemunha, mas de possível investigado, uma vez que ao final das investigações poderá vir a ser responsabilizado criminalmente pela prática de tais atos”, analisa o ministro.

Ele conclui que, conforme entendimento consagrado pelo STF, “seja na condição de investigado ou de testemunha”, Assad tem o direito de permanecer em silêncio, de comunicar-se com seu advogado e de não produzir prova contra si mesmo.

A liminar também garante a Assad o direito de não firmar termo de compromisso legal de testemunha, diante da sua condição de possível investigado, e exclui qualquer possibilidade de o empresário ser submetido a qualquer medida privativa de liberdade ou restritiva de direitos em razão do exercício dessas prerrogativas processuais.

RR/AD

Leia mais:

23/08/12 - Empresário Adir Assad pede direito ao silêncio perante CPMI
 

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=216322

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail