Salomão, Kaiuca & Abrahão

Presidente do STF participa de seminário promovido pela AJLP em Lisboa
Supremo Tribunal Federal
 
 
04/11/2014

width=300O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, participou na última sexta-feira (31), em Lisboa, de seminário promovido pela Academia de Jurisprudentes de Língua Portuguesa (AJLP). O encontro teve como tema a comparação das experiências de Portugal e Brasil na organização das magistraturas.

Em palestra para os magistrados portugueses, o presidente do STF falou sobre o Judiciário Brasileiro e salientou a atuação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criado há 10 anos e que tem como missão a formulação de políticas e estratégias nacionais para tornar o Sistema Judiciário mais eficiente e menos oneroso. O ministro ressaltou que uma de suas mais importantes finalidades é a padronização das “políticas judiciárias” dos 90 tribunais autônomos que integram o Judiciário, excluído o Supremo Tribunal Federal.

O ministro relatou que, em 2013, os juízes brasileiros proferiram mais de 25 milhões de sentenças, uma média 1.600 para cada um dos cerca de 16.500 magistrados. Ressaltou ainda que, para dar mais agilidade à prestação jurisdicional, uma das iniciativas estimuladas pelo CNJ é a utilização da conciliação como ferramenta para solucionar litígios judiciais.

Para divulgar essa ideia, em dezembro de 2013, o CNJ organizou a Sexta Semana Nacional de Conciliação que culminou com a realização de 350.411 audiências e mais de R$ 1 bilhão em valores homologados.

Durante o evento, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como membro da Academia de Jurisprudentes da Língua Portuguesa, da qual é acadêmico titular de cátedra perpétua.

Convidado para participar do seminário com a apresentação de uma palestra, as despesas da viagem foram custeadas pela instituição portuguesa.

PR/EH

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=278887

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail