Salomão, Kaiuca & Abrahão

Holandês com filho brasileiro pede liminar ao STF para não ser expulso do país
Supremo Tribunal Federal
 
 
06/09/2012

O ministro Celso de Mello é o relator do Habeas Corpus preventivo (HC 114901), com pedido de liminar, impetrado pela defesa de M.A., cidadão holandês. Morador de Fortaleza, no Ceará, o estrangeiro foi condenado a cinco anos e quatro meses de prisão por tráfico de drogas e cumpriu integralmente sua pena, tendo extinta a punibilidade em 20 de abril de 2006, conforme decisão da Vara de Execuções Penais de Fortaleza.

Segundo o HC, em abril de 2005 o então ministro da Justiça decidiu expulsar o holandês do território brasileiro. Conforme a defesa, naquele mesmo ano (2005) nasceu o filho de M.A. com uma brasileira, com quem ele vive em união estável desde 2004.

Alegando que já quitou sua dívida com a sociedade brasileira e que constituiu família no Brasil, o holandês recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o decreto de expulsão, mas o pedido foi rejeitado naquela Corte.

No habeas corpus impetrado no STF, a defesa do holandês sustenta o laço afetivo dele com o filho e a condição de dependência econômica da criança. Assim, a defesa pede a concessão de liminar para afastar o risco de expulsão e, no mérito, que seja confirmada a liminar e retirado o nome do holandês do Sistema Nacional de Procurados e Impedidos.

AR/AD

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=217271

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail