Salomão, Kaiuca & Abrahão

Presidente do STF lamenta morte do fotógrafo U. Dettmar
Supremo Tribunal Federal
 
 
03/10/2012

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, lamentou a morte de Ubirajara Dettmar, um dos maiores fotógrafos do jornalismo brasileiro, ocorrida ontem (2), no Rio de Janeiro (RJ), em decorrência de problemas de saúde. O corpo de U.Dettmar, como assinava suas fotos, será cremado na capital fluminense em data e horário ainda a serem definidos.

“Ele foi um artista da fotografia e da comunicação, uma pessoa bem humorada, leve. Convivi com ele por alguns anos, em clima de amizade e admiração. Continuará espangindo luz em outras esferas de vida”, afirmou o ministro Ayres Britto.

Vida

Dettmar tinha 74 anos de idade, sendo 45 deles dedicados à fotografia. Era um profissional das lentes que punha seu olhar diferenciado sobre o cotidiano e dele retirava cenas inusitadas, emocionantes, históricas e transformava detalhes, instantes desapercebidos, em imagens para a posteridade.

Nasceu no Rio de Janeiro, cidade onde escolheu viver seus dias após a aposentadoria. Seu último trabalho foi na Suprema Corte brasileira, no período de 2007 a 2011, e o resultado está em mais de 1.400 imagens arquivadas no Banco de Imagens da página oficial do STF. Era ele quem fazia a maioria das fotos oficiais dos ministros do STF.

Também trabalhou em grandes veículos da imprensa brasileira como as revistas O Cruzeiro, Veja e Manchete e os jornais Diário de Notícias, O Jornal, Correio da Manhã, Última Hora, Folha de São Paulo, e O Globo, além da empresa Radiobrás e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em sua carreira destacam coberturas de guerra como na Nicarágua, El Salvador e a invasão americana a Granado. Dettmar também foi o fotógrafo oficial da Presidência da República no mandato de Fernando Collor de Mello.U. Dettmar escreveu vários livros sobre fotografia e sua experiência profissional em quase meio século de trabalho.

AR/LL

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=219966

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail