Salomão, Kaiuca & Abrahão

Direito Sem Fronteiras, na TV Justiça, fala sobre tratados internacionais de extradição
Supremo Tribunal Federal
 
 
09/10/2012

O caso do italiano Cesare Battisti marcou a história dos grandes julgamentos do Supremo Tribunal Federal. Em 2009, o governo da Itália pediu a extradição do ex-ativista político, que vivia no Brasil, acusado de assassinato na década de 70 em seu país de origem. A polêmica se cabia ou não ao presidente da República decidir sobre a extradição dele durou cerca de dois anos. Em 2011, o então presidente Lula decidiu conceder refúgio a Battisti. O programa da TV Justiça Direito Sem Fronteiras desta semana vai falar sobre os tratados internacionais de extradição.

Falam sobre o assunto o professor e doutor em Direito Penal Mohamad Mahmoud e o professor Francisco Xavier, autor do livro Medidas Compulsórias: a deportação, a expulsão e a extradição. Durante a entrevista, Mahmoud listou os critérios essenciais exigidos por lei, como a existência do mesmo crime nos dois países, para conceder a extradição. Xavier explicou que além de normas jurídicas que regem o tema, há também os critérios políticos e de soberania do país.

O caso do australiano Julian Assange, criador do site Wikileaks, que mobiliza a mídia internacional, também será tratado no programa. Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres e espera um salvo-conduto do governo britânico para sair em segurança do prédio e seguir em viagem ao Equador, onde vai receber o asilo político. O Direito Sem Fronteiras inédito pode ser assistido nesta segunda-feira (8), às 20h. Horários alternativos: terça, às 10h30; quarta, às 9h30; sexta, às 19h e sábado, às 11h30.

Fonte: TV Justiça

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=220427

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail