Salomão, Kaiuca & Abrahão

TV Justiça: Programa Artigo 5º discute o processo de adoção no Brasil
Supremo Tribunal Federal
 
 
25/10/2012

A TV Justiça transmite nesta quarta-feira, às 21 horas, o programa Artigo 5º. O programa aborda os direitos e garantias fundamentais do cidadão brasileiro, previstos na Constituição Federal. O tema desta semana é “O Processo de Adoção no Brasil”. Em todo o país, milhares de crianças e adolescentes, que vivem em abrigos, sonham com o aconchego de um lar e uma família.

Os convidados do programa são a diretora jurídica da ONG Aconchego, Fabiana Gadelha, e o psicólogo e supervisor de adoção da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes de Sousa.

Fabiana Gadelha explica que crianças e adolescentes em instituições de acolhimento têm a necessidade de serem orientadas para uma vida independente após os 18 anos. “Mas dificilmente isso é feito. O adolescente, ao completar 18 anos, é praticamente obrigado a sair da instituição que o acolheu por anos. Muitos não têm outro recurso senão voltar para a família que o abandonou”, revela.

Segundo o psicólogo Walter Gomes de Sousa, as instituições que acolhem o menor abandonado devem garantir a autonomia de vida dessas crianças antes dos 18 anos. “Na impossibilidade desse cidadão vir a ser adotado, que ele seja minimamente profissionalizado nessas instituições de abrigo”, defende.

Exibições: inédito, nesta quarta-feira (24), às 21h. Reapresentações: quinta, às 12h30; sexta, às 9h30; sábado, às 9h30; e segunda (29), às 12h30.

URL: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=222011

 
« Voltar
 
Salomão, Kaiuca & Abrahão - Sociedade de Advogados
Rua São José, 70 - 4º andar - Centro - Rio de Janeiro / RJ
+ 55 21 3212-6400
contato@skaadv.com.br
Termos de uso
Política de Privacidade
Webmail